Como se preparar para o processo seletivo


Como se preparar para um processo seletivo!


Essa estratégia é fundamental para engajar o recrutador, se destacar dos demais candidatos e obter a vaga que você tanto deseja.

Algumas medidas incluem obter informações sobre a empresa, montar um bom currículo e se preparar para perguntas frequentes.

Mas você sabia que estudar é uma atitude que você deve realizar antes mesmo de ingressar em um recrutamento?

Pois é, a preparação começa no momento em que você ainda está buscando a melhor vaga para se candidatar.

Estudar para a entrevista

Vá além de pesquisar notícias da empresa e acessar o site de onde você está pleiteando uma vaga. Estude as principais perguntas que os recrutadores costumam fazer. Dedique-se até uma semana para poder saber o que responder em caso de questionamentos clássicos:

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?

  • Quais são seus planos para daqui 5, 10 e 15 anos?

  • Por que você quer trabalhar na empresa?

  • Por que contratar você?

  • Me fale sobre você

Linguagem Formal

O padrão culto da língua quer dizer não abusar das gírias, evitar vícios de linguagens, como por exemplo o uso de gírias e termos como “tipo”, conversar com o tom adequado ao ambiente, não cometer erros gramaticais e de concordância. Além disso, organize sua fala, seja direto e eficaz. Saiba construir uma narrativa, uma história com começo, meio e fim, bem amarrada e convicta. Aliás, também é importante ter firmeza na voz e certeza do que se está falando.

Linguagem Corporal

Além da comunicação verbal, a comunicação corporal diz muito sobre você. Mantenha a postura, ombros alinhados, cabeça erguida, e olhe nos olhos do entrevistador para demonstrar segurança. Se você costuma ter ansiedade e tremer, por exemplo, deixe as mãos apoiadas nas pernas. Mas se sentir mais à vontade, gesticule moderadamente e expresse suas emoções naturalmente


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo