A importância do Enriquecimento de cargo.


A importância do Enriquecimento de cargo

Enriquecimento do cargo é aumentar o grau de responsabilidade que um trabalhador tem em relação a um cargo por meio de ações como:

(1) dar autonomia aos trabalhadores no que diz respeito a encontrar novas ou melhores maneiras de executar o trabalho.

(2) encorajar os trabalhadores a desenvolver novas habilidades

(3) permitir que os trabalhadores decidam como realizar o trabalho atribuindo a eles a responsabilidade de decidir como reagir a situações inesperadas e

(4) permitir que os trabalhadores monitorem e meçam seu próprio desempenho.

A ideia por trás do enriquecimento do cargo é que aumentar a responsabilidade dos trabalhadores aumenta o envolvimento com o seu trabalho e, portanto, aumenta seu interesse pela qualidade dos bens que produzem ou dos serviços que prestam.

Geralmente, os administradores que optam por estruturas que aumentam o enriquecimento e a ampliação do cargo provavelmente aumentarão o grau com que as pessoas se comportam de maneira flexível, e não de forma rígida ou mecânica. Cargos com pouca variedade de tarefas muito provavelmente levarão as pessoas a se comportar de maneiras previsíveis; os trabalhadores que realizam uma variedade de tarefas e aos quais é permitida e encorajada a iniciativa de descobrir novas e melhores formas de desempenharem suas funções provavelmente atuarão de forma flexível e criativa. Portanto, os administradores que ampliam e enriquecem cargos criam uma estrutura organizacional flexível e aqueles que simplificam os cargos criam uma estrutura mais formal. Se os trabalhadores forem agrupados em equipes de trabalho autogeridas, provavelmente a organização será flexível, pois os membros da equipe darão apoio uns aos outros e poderão aprender uns com os outros.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo